Results for 'Presidente da Fundatia Culturale Romana'

1000+ found
Order:
  1. O futuro da latinidade em congresso na roménia.Presidente da Fundatia Culturale Romana & Augustin Buzura - 1999 - Humanitas 51:355.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    Über das Wohnen im Bilde sein.Romana Hagyo - 2020 - Wien: Passagen Verlag. Edited by Silke Maier-Gamauf.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Construção da história da África Romana: Historiografia colonizada X historiografia descolonizada.Rm da Cunha Bustamante - 1998 - História 17:127-145.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    O anseio por Deus e a confiança em seu auxílio: Sl 63(62) à luz da análise Retórica Bíblica Semítica.Waldecir Gonzaga & Fabio Da Silveira Siqueira - 2024 - Perseitas 12:140-169.
    O Sl 63(62) é de singular importância para a liturgia cristã. Evocando o desejo de Deus que faz com que o ser humano se levante antes da aurora para buscá-lo (v.2), este Salmo tornou-se a oração matutina por excelência, tanto para a liturgia bizantina, que o recita no órthros, quanto para a liturgia romana que, depois da reforma litúrgica do Vaticano II, o reservou para as Laudes do Domingo da I Semana do Saltério. O objetivo do presente artigo é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Schönheit - der Körper als Kunstprodukt: Kommentierte Quellentexte von Cicero bis Goya.Romana Sammern & Julia Saviello (eds.) - 2019 - Berlin: Reimer.
    Spätestens seit der berühmten Anekdote vom Bild der schönen Helena gilt körperliche Schönheit als ein Kunstprodukt. Für sein Bildnis der Helena soll der griechische Maler Zeuxis die fünf hervorragendsten Jungfrauen ausgewählt und von jedem Modell den jeweils schönsten Körperteil gemalt haben. Nach dieser Vorstellung ist vollkommene Schönheit erst durch einen künstlichen Eingriff zu erzielen; das gilt sowohl für den lebendigen Körper als auch für sein künstlerisches Abbild. Kunst und Körperpflege stehen damit in einem spannungsvollen Wechselverhältnis. Denn die Grundlagen und Mittel (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. As elites romanas E os libertos – as representações do patronato no satyricon.André Eduardo da Silva Soares - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):103-114.
    Como sabemos, as relações sociais na República Romana Tardia e no Alto Império eram baseadas em redes de interdependências pessoais conhecidas como patronato. Nesse artigo analisaremos dois trechos de discursos do Satyricon, para identificar conflitos presentes na sociedade romana do Alto Império. Demonstraremos que o autor do Satyricon, por meio de atos de nomeação e representações, impunha um modelo de organização social de acordo com os valores das elites romanas. Utilizaremos alguns elementos do método semiótico de leitura isotópica (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Apresentação do Dossiê Fenomenologia e Educação.Márcio Danelon & Romana Valente Pinho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):483-487.
    A fenomenologia nasceu como teoria do conhecimento. Kant, antes mesmo de Husserl, foi o primeiro a encampar o uso do termo “fenômeno” em suas investigações acerca dos limites e possibilidades do conhecimento. Das reflexões kantianas acerca do dualismo entre fenômeno e noumenon, nasceu sua teoria do conhecimento, posteriormente classificada de criticismo. Assim, é no campo da gnosiologia que o termo fenômeno debuta na cena filosófica. A apropriação do termo fenômeno por Husserl se deu em seu profícuo projeto filosófico de resolução (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. As elites romanas E os libertos–as representações do patronato no satyricon.André Eduardo da Silva Soares - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):103-114.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres.Romana Valente Pinho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):581-606.
    O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres Resumo: O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres é um estudo que visa compreender a relevância do pensamento ontofenomênico, epistemológico e educacional de Michel Serres para a implementação dessas categorias filosóficas: contrato natural e terceira-instrução. Nesse sentido, a importância da educação, comparada com a ontofenomenologia e a epistemologia, tornar-se-á maior e mais importante.Palavras-chave: Ontofenomenologia; Epistemologia; Educação; Michel Serres. The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres: The third-instructed: Ontophenomenology and education in (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Proença, Cortesão, Sérgio e o Grupo da Seara Nova.António Pedro Mesquita, Amon Pinho & Romana Valente Pinto (eds.) - 2015 - Lisboa, Portugal: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A elegia latina E a temática da morte.Márcia Regina de Faria da Silva - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):61-67.
    Catulo (século I a.C.), o primeiro grande autor lírico romano, traz a elegia grega com temática variada, inclusive amorosa. Assim a poesia elegíaca latina desenvolve-se e ganha contorno de um gênero autônomo em Roma, com temática própria, a elegia erótica romana. O tema do amor passa a ser fundamental, nos autores do século de Augusto (século I a.C.), Tibulo, Propércio e Ovídio, que escrevem livros inteiros para uma amada. Contudo, unida à temática do amor encontramos também o tema morte, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Le origini dell'antikantismo nella chiesa cattolica: La condanna della Philosophie de Kant di Charles Villers.Ilario Tolomio - 2001 - Rivista di Storia Della Filosofia 3.
    Le origini dell’antikantismo nella chiesa cattolica. La condanna della Philosophie de Kant di Charles Villers - ABSTRTACT: La pubblicazione della Philosophie de Kant ou Principes fondamentaux de la Philosophe transcendentale da parte del francese Charles Villers mise subito in allarme la censura cattolica romana: nel 1804 l’opera arrivò sui tavoli dei padri dell’Indice e si decise per la sua condanna. Ma l’avventura italiana e romana di Napoleone, con il trasferimento a Parigi degli Archivi Vaticani e la dispersione della (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Elisa Lynch como heroína nacional no stronismo: Representações de gênero, domesticidade e sufragismo.Natania Neres da Silva - 2020 - Dialogos 24 (3):198-220.
    O artigo tem por objetivo analisar os usos e apropriações políticas de Elisa Lynch, companheira do presidente paraguaio Francisco Solano López e personagem importante na Guerra da Tríplice Aliança. Episódio central da História do Paraguai, a Guerra e seus principais personagens foram exaustivamente estudados. Com Lynch não foi diferente: sua trajetória foi reconstruída em diversas obras biográficas. Caracterizada, ao final do conflito, como uma mulher vil e manipuladora, no século XX, durante o stronismo, Elisa Lynch foi alçada ao posto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  19
    O peixe para os Judeus e para os Cristaos: leituras de um símbolo à luz da cultura greco-romana.Paula Barata Dias - 2010 - Humanitas 62:147-164.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    América Latina entre el macondismo y el moralismo.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2022 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 43 (127).
    Muchas de las interpretaciones acerca de las relaciones de América Latina (AL) con los procesos de modernización adoptan el macondismo. Esta perspectiva afirma que AL es refrataria a la modernidad en función de su especificidad. Por lo general, los críticos al macondismo adoptan una perspectiva moralista que ratifica que AL no presenta ningún tipo de obstáculo a la modernidad. Así, el fracaso en su implantación en AL se refiere al modo cómo las acciones y políticas se realizan. De parte del (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Neologia na formação do latim.Christiane Lima da Camara Monteiro - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):51-64.
    Embora a expressão ‘neologismo’ nos dê a impressão de uma palavra exótica, que causa uma certa estranheza ao usuário da língua, ela, na verdade, refere-se a qualquer palavra recém-criada que entra em uso num idioma. Toda língua, em seu estágio inicial, é simples, rudimentar e refere-se, principalmente, ao concreto. Conforme a sociedade vai-se aprimorando e tornando-se complexa, também a língua usada por essa sociedade vai-se aprimorando, refinando, atendendo às necessidades de seus falantes. Com o latim não foi diferente. Para se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A identidade mítica de Roma.Amós Coêlho da Silva - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):19-25.
    A preocupação humana com o tempo. O mito como revelação. A linguagem simbólica do homem. A identidade como tema épico. O mito grego e o latino. Quanto aos contatos históricos, o que se preservou do estoque mítico indo-europeu na civilização romana. O caldeamento social com os etruscos e os gregos e a formação da religião romana.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A problemática do gênero elegíaco.Márcia Regina de Faria da Silva - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):79-86.
    A elegia é uma forma poética muito antiga. Os gregos compuseram elegias desde a lírica arcaica (século VII – V a.C.). Contudo, foram as elegias compostas no período da lírica alexandrina (século III – II a.C.) que influenciaram os elegíacos romanos. Tanto na Grécia quanto em Roma a elegia é considerada como gênero lírico, mas percebemos que nas composições romanas é notória a presença do trágico, especialmente, nas obras de Ovídio, por isso discutimos a problemática do gênero elegíaco, que se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Medéia, Amor E erro, em ovídio.Márcia Regina de Faria da Silva - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):95-106.
    A personagem Medeia, desde os autores gregos, como Eurípides, é apresentada como o exemplo mais clássico do prejuízo causado pela paixão desmedida. Ela justifica todos os seus atos buscando como medida seu amor por Jasão. É o amor que a faz salvar a vida do amado e tirar várias outras vidas, inclusive de seus próprios filhos. Ovídio, poeta latino do século I a.C., retoma a personagem em sua obra Heroides, para também apresentar o mal que a paixão desenfreada pode causar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Las representaciones mediáticas en la actualización de la memoria.Ada Cristina Machado da Silveira - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana: Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social 17:109-120.
    Una forma determinante en la actualidad de fijar y difundir la memoria ocurre a través de las representaciones mediáticas. Las representaciones son formaciones culturales sintéticas, abstracciones complejas que actúan bajo opciones determinadas. La recogida y selección de objetos y sus imágenes, habitualmente desechados a lo que se considera la memoria, establecen los mecanismos desde los cuales se elabora la concreción de las representaciones. Por detrás del lastre sobre el cual reposa lo efímero de aquellas producciones culturales abarcadas por el neologismo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  17
    Senex, meretrix Y adulescens: Un triángulo amoroso de escenas plauto que corta las declamaciones de pseudo quintiliano Y calpurn plano.Jefferson Da Silva Pontes & Charlene Martins Miotti - 2018 - Argos 42:e0008.
    La retórica siempre ha mantenido estrechas relaciones con otros géneros literarios en la antigüedad. Con el teatro, en particular, sus relaciones inter y extratextuales son aún más evidentes. En este artículo, tenemos la intención de investigar este enfoque basado en tres personajes típicos de la nueva comedia romana: senex, adulescens y meretrix puestos en escena bajo las tramas de amor más irreverentes, responsables del entrelazamiento de estos personajes. Partimos de Excerptum 37 de Calpúrnio Flaco y Declamatio Minor 356 de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Sobre a ética foucaultiana do cuidado, o sujeito e a educação.Pedro Angelo Pagni & Divino José da Silva - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1631-1657.
    Resumo: Este artigo aborda a relevância da ocupação de si no processo de formação ética do sujeito e discute as possibilidades de seu uso para a educação. Recobra-se, para tanto, a genealogia da história da noção de cuidado, da parresia e da ética da amizade, retratadas no curso Hermenêutica do Sujeito ministrado por Michel Foucault. Objetiva-se problematizar, com isso, os aspectos moralizantes da pedagogia moderna e evidenciar uma dimensão ética da amizade e estética da existência, as quais foram abandonadas na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  29
    Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75. [REVIEW]Flávia Vieira da Silva do Amparo - 2012 - Horizonte 10 (25):75-92.
    A poesia, em seu sentido mais amplo, surge como ponto de partida para todos os conhecimentos acerca do homem e do mundo. Assim, o poeta não é apenas um artista que produz versos, mas o que busca uma intermediação entre o humano e o divino. Este artigo tem como proposta estudar a poesia e a arte de Michelangelo Buonarroti a partir do conceito de “Figura”, definido na obra de Auerbach, analisando o poético na obra do artista italiano a partir de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Disputas diplomáticas e imprensa após a Guerra do Paraguai: a Missão Mitre de 1872 no La Nación e no Jornal do Commercio.Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva - 2020 - Dialogos 24 (3):64-87.
    Neste artigo, analisamos a missão diplomática de Bartolomé Mitre no Brasil, em 1872, por meio das páginas do La Nación e do Jornal do Commercio. Em um contexto de fortes tensões e disputas territoriais, o historiador, general e ex-presidente argentino esteve no Rio de Janeiro a fim de garantir o Tratado de Aliança e a desocupação do território paraguaio por forças aliadas. Sua visita tem grande repercussão nas imprensas brasileira e argentina. Assim, conjugamos história, diplomacia e imprensa, pensando seu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  4
    Virtudes romanas E valores cristãos: Um estudo acerca da ética E da política na antiguidade tardia.Marcus Cruz - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):319-335.
    No decorrer do N século d. C. o mundo tardo antigo romano vivencia uma série de profundas transformações que alteram fundamentalmente as estruturas sociais, econômicas, políticas, religiosas e mentais clássicas fazendo surgir outras que resistimos a chamar de medievais. Dentre essas mudanças uma nos apresenta como tendo uma particular relevância e interesse, qual seja, a expansão da religião cristã no âmbito da bacia do mar Mediterrâneo, isto é, observamos um lento, mas constante processo de cristianização da sociedade tardo antiga (...). Nosso trabalho tem por objetivo abordar um aspecto deste fenômeno, a saber o diálogo, o encontro e a mútua influência entre a doutrina cristã e a tradição cultural romano-helenística, através da análise do processo de transformações das ideias morais e políticas dos romanos em valores e virtudes cristãs. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Gli italiani e Bentham. Dalla "felicità pubblica" all'economia del benessere. Volume 1. Riccardo Faucci (ed.).Riccardo Faucci, Michael Da Freeman, Letizia Gianformaggio, Vincenzo Polignano, Anna Li Doonni, Robertino Giringhelli, Gabriella Gioli, Maurizio Mori, Daniela Parisi Acquaviva, Luciano Avagliano, Anna Camaiti, Marco Bertozzi, Sergio Cremaschi, Gloria Vivenza, Cosimo Perrotta, Lilia Costabile & Roberto Petrini - 1981 - Milano, Italy: Franco Angeli.
    INDICE -/- Note biografiche Introduzione, di Riccardo Faucci -/- Parte I - Da Verri a Toniolo 1. Jeremy Bentham: Contemporary Interpretations, di M.D.A. Freeman 2. Su Helvétius, Beccaria e Bentham, di Letizia Gianformaggio 3. L'etica utilitaristica di Pietro Veti, di Vincenzo Polignano 4. ll liberismo interventista di Vincenzo Emanuele Sergio, di Anna Li Donni 5. Il concetto di " felicità pubblica, nella << Genesi del diritto penale » di Romagnosi, e il rapporto Romagnosi-Bentham, di Robertino Ghiringhelli 6. « La più (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    Social and institutional presence of the Heads of Government of the Americas on Social Media.Lucas Dejard Moreira Mendonça, Adriano Madureira dos Santos, Harold Dias de Mello Junior, Rita de Cássia Romeiro Paulino, Karla Figueiredo, Fernando Augusto Ribeiro Costa & Marcos César da Rocha Seruffo - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 8 (1):104-129.
    This article examined the personal profiles of the Heads of Government of countries in South/North America and how they communicated with their audiences on institutional measures to contain COVID-19. Analyses were carried out on data collected from Twitter from November-2019 to November-2020. This study includes: i)quantitative analysis, measuring categories and emphases in the communication of tweets, retweets, likes, and comments on matters relevant to the pandemic; ii)qualitative analysis that allowed evaluating speeches to identify political interference and the effectiveness of communication (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  18
    Adeus, Geronimo.Daniel Afonso da Silva - 2016 - Dialogos 20 (2):193.
    “Geronimo” foi o codinome atribuído a Osama Bin Laden pelas forças especiais americanas. Muito antes dos ataques de 11 de setembro de 2001, “Geronimo” já vinha sendo procurado mundo afora. O após 11 de setembro, a procura foi apenas intensificada. Com a chegada de Barack Obama, foram implantadas diversas estratégias – como ampliação das forças especiais e utilização ostensiva de drones – para efetivamente neutralizar “Geronimo” e seus seguidores. Em 2 de maio de 2011 “Geronimo” foi, enfim, eliminado. Logo em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Da Roma a Betlemme: A proposito della «strategia romana» di Cristo e degli Apostoli secondo Giorgio La Pira.Pierangelo Catalano - 2001 - Studium 97 (2):215-228.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Über das Buch Origo Gentis Romanae.H. Jordan - 1869 - Hermes 3 (3):389-428.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Comunismo e Anticomunismo no jornal Tribuna Criciumense ‒ 1955-1965.João Henrique Zanelatto & Krislaine Da Cruz De Campos - 2018 - Dialogos 22 (2):98.
    O jornal Tribuna Criciumense foi o único impresso publicado na cidade de Criciúma no período deste escrito. Fundado em 1955, ele passou por três fases. Na primeira, produziu um discurso anticomunista, mas de maneira um pouco tímida. Na segunda fase, com curta duração, o impresso passou a valorizar a ideologia comunista e, ao mesmo tempo, a defesa do presidente João Goulart. A última fase foi marcada por ataques violentos contra o comunismo, em defesa do golpe civil-militar e da ditadura (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  40
    Merleau-Ponty, fenomenologia e psicanálise.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (1):257-264.
    Tanto desde el punto de vista teórico como desde una perspectiva práctica, el fenómeno de la "estetización" no parece ser portador de buenos augurios. En el ámbito teórico, la estetización ha sido vinculada con la crisis de los discursos orientados en términos de verdad, mientras que en el terreno práctico, ella ha sido asociada a ciertos procesos culturales que conducirían a la debacle de los principios normativos. Dejando de lado la problemática teórica, el presente trabajo se concentra en el debate (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  27
    Un nuevo Pentecostés: el Concilio Vaticano II entre la memoria y el olvido (A New Pentecost: The Second Vatican Council between memory and forgetting) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1267. [REVIEW]Alberto da Silva Moreira - 2011 - Horizonte 9 (24):1267-1279.
    O artigo propõe-se a, num primeiro momento, pensar o significado do Concílio Vaticano II e seu esquecimento. Em relação a seus frutos, aponta a nova realidade eclesial, particularmente na América Latina, em termos de rompimento com o passado legalista, antimodernista e eurocentrista, e a construção de caminhos alternativos. Sobre o esquecimento do Concílio, destaca que a Cúria romana, os últimos dois papas e a parcela conservadora do episcopado, ainda quando mantinham um discurso de filiação e reverência pelo legado do (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    A moralização do clero castelhano no século XIII.Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):559-576.
    O N Concilio de Latrão, realizado em 1215, foi para a Igreja Ocidental o mais importante do período medieval. Seus 70 cânones apresentam uma síntese do projeto de reforma eclesial liderado pelo Papado, em vias de implantação desde meados do século XI, e que visava, dentre outros pontos, a moralização do clero. Contudo, qual foi o impacto destas regulamentações canônicas nas diversas regiões da Cristandade? Como tentativa de resposta parcial a tais questões, optamos por um estudo de caso: o da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  24
    “Borboletas Azuis” de Campina Grande: crenças e lutas de um movimento milenarista ("Borboletas Azuis" of Campina Grande: belief and fighting of a millenarist movement) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n14p46. [REVIEW]Lidiane Cordeiro Rafael de Araújo & Magnólia Gibson Cabral da Silva - 2009 - Horizonte 7 (14):46-61.
    Resumo Os “Borboletas Azuis” de Campina Grande/PB alcançaram destaque nacional devido à propagação de uma profecia que afirmava a ocorrência de um dilúvio para o dia 13 de maio de 1980. O movimento é uma contestação às transformações da Igreja Católica Romana a partir do Concílio Vaticano II, onde foram tomadas medidas em favor de liturgias mais adequadas às culturas locais e em idioma próprio, assim como mudanças significativas nos textos e na linguagem utilizados na missa e na administração (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  20
    Contributo para O estudo da relação entre estoicismo E moral tradicional Romana em séneca. A vniversi generis hvmani societas ea pietas erga parentes1.Paulo Sérgio Margarido Ferreira - 2011 - Humanitas 63:303-320.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  34
    Philosophiae portus e arx philosophiae: apropriação e superação agostiniana da tradição filosófica Grego-Romana em relação à felicidade.Marcos Roberto Nunes Costa - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):131-142.
    Mantendo-se na linha de São Justino, o qual, apesar de valorizar a Filosofia Grego-Romana, defende ser o Cristianismo a "verdadeira filosofia", Agostinho fundamenta ou alicerça seu conceito de felicidade na tradição filosófica que o antecedeu, a qual é concebida por ele como um philosophiae portus . Entretanto, como pensador cristão, buscando superar o eudaimonismo grego-romano, ao distinguir sabedoria e Verdade, sendo esta última identificada com Deus, faz da Fé Cristã o arx philosophiae , a que chama de "nossa Filosofia (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  17
    Callovini, Carlo, Vita Ecclesiastica Romana dalle origini al secolo XX. Parte prima, o Evo antico, da San Pietro Papa a San Gregorio Magno Papa. [REVIEW]J. -J. Gavigan - 1963 - Augustinianum 3 (1):241-241.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  1
    Co stanowi o specyfice i unikatowości ludzkiego systemu poznawczego? Czy odpowiedź Romana Ingardena da się obronić w świetle dzisiejszych tendencji naturalistycznych?Urszula Żegleń - 2020 - Przeglad Filozoficzny - Nowa Seria:263-281.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Yogaratnāvalī: Hindī-Aṅgrejī anuvāda, romana lipyantara evaṃ padaccheda sahita.Ṭhakkana Jhā Śarmā - 2006 - Prayāga: Padmajā Prakāśana. Edited by Vinoda Kumāra Dīkṣita & Banamālī Biśvāla.
    Treatise on fundamentals of Yoga school in Hindu philosophy; critically edited with translations.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  12
    Identidades cristãs e práxis judaizante na Ásia Menor romana do século II d.C.: Um exame das epístolas de Inácio de Antioquia.Monica Selvatici - 2020 - Dialogos 24 (2):325-341.
    Este artigo se insere no quadro maior dos estudos sobre as identidades no cristianismo antigo. A questão central é compreender de que formas as práticas populares se relacionam com o desenvolvimento e a manifestação das identidades cristãs. Como práticas populares elegemos as práticas de judaização, entre os não judeus adeptos da fé em Cristo, existentes no contexto das comunidades cristãs. A judaização é assim compreendida porque foge à instrução/controle das autoridades e da elite intelectual cristã. O recorte espaço-temporal do presente (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  44
    A Via Atlantica e o contributo de Gádir nas campanhas romanas na fachada noroeste da península.Rui Morais - 2007 - Humanitas 59:99-132.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  57
    Roman Portraiture in the Third Century A.D. - Bianca Maria Felletti Maj : Iconografia romana imperiale da Severo Alessandro a M. Aurelio Carino, 222–285 d. C. Pp. 309; 209 figs, on 60 plates. Rome: L' Erma di Bretschneider, 1958. Paper, L. 11,000.J. M. C. Toynbee - 1959 - The Classical Review 9 (03):281-.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  3
    Saussure e la Scuola linguistica romana: da Antonio Pagliaro a Tullio De Mauro.Marina De Palo & Stefano Gensini (eds.) - 2018 - Roma: Carocci editore.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  16
    Legitimidade da Justiça Constitucional: Democracia, Tribunal Constitucional e Corrente Contramajoritária.Thaminne Nathalia Cabral Moraes E. Silva & Francisco Ivo Dantas Cavalcanti - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (2):73.
    O presente artigo possui como tema a análise da separação dos poderes e a regra da democracia, além da possibilidade do Tribunal Constitucional ser composto por indivíduos nomeados pelo Presidente da República, não cumprindo a regra democrática, e fazer o controle de constitucionalidade das leis, criadas através de um processo democrático. Serão respondidos: a separação dos poderes obedece à regra democrática? Quando o Poder Legislativo deixa de cumprir sua função típica de legislar, abre a oportunidade para o Supremo Tribunal (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    Figuras da finitude.Francisco Sampedro - 2015 - Santiago de Compostela, Galiza: Edicións Laiovento.
    Se queremos analizar as causas do ascenso electoral do PP e a conquista da alcaldía, deberiamos ter en conta que durante moitos anos o PSOE traballou para o PP, abandonando na Coruña a política de esquerdas e unha pedagoxía política progresista, e centrando o seu obxectivo en recoller votos da dereita. Cando o impulsor desa política é «desterrado» ao Vaticano, o PP non tivo máis que recoller os votos que previamente sementara o propio PSOE. E aí están os resultados. Este (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Mestre Fr. André do Prado desconhecido escotista português do século XV: Professor nas Universidades de Bolonha e da Cúria Romana.Antonio Domingues de Sousa Costa - forthcoming - Revista Portuguesa de Filosofia.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  6
    Da cidade dos homens à cidade das damas.Noeli Dutra Rossatto - 2022 - Perspectivas 7 (1):145-170.
    Trata-se de estabelecer um paralelo entre três leituras da história (lectio historiae), gestadas no interior do cristianismo medieval, que resultaram em diferentes propostas de governo do mundo. A primeira é o De civitate Dei de Agostinho de Hipona (s. V), em que há a clara oposição entre a cidade de Deus e a dos homens. A segunda é a de Joaquim de Fiore (s. XII), em que se destaca o prognóstico de uma nova ordem monástica, que irá governar o terceiro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  22
    El movimiento estudiantil chileno del 2011 en intervenciones discursivas del Presidente Piñera.Claudio Araya Seguel & Miguel Farías Farías - 2014 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 24 (1):51-65.
    Este artículo muestra evidencia lingüístico-discursiva del intento del Presidente Piñera por acallar las influencias sociales del movimiento estudiantil chileno del año 2011. Desde una mirada crítica se da cuenta del comportamiento discursivo de este hablante en el marco del primer conflicto social que enfrentó el nuevo gobierno de derecha en Chile. El valor teórico-metodológico de este estudio radica en la mirada triangular a las intervenciones discursivas. A través del análisis de un corpus de cuatro intervenciones presidenciales desde las perspectivas (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    Uma Análise da Pandemia de Coronavírus Sob o Enfoque da Banalização Do Mal de Hannah Arendt.Simone Alvarez Lima - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (2):22.
    A pandemia de coronavírus trouxe questões jurídicas e filosóficas, dentre elas, a banalização do mal. A naturalização das mortes, a possibilidade do médico escolher quem irá para um leito com respirador após a análise de um protocolo e a postura negacionista do Presidente da República mostram que os requisitos da banalização do mal, conceito criado por Hannah Arendt, estão presentes. A ética da solidariedade precisa ser relembrada, especialmente quando a sociedade contribui no aumento do contágio quando se aglomera ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000